terça-feira, 5 de março de 2013

2. O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger


Editora do Autor
208 páginas

O segundo livro escolhido foi O Apanhador no Campo de Centeio do J.D. Salinger. Esse foi indicado por uma amiga quando eu contei que tava tentando seguir a lista do Telegraph.

É quase o oposto do primeiro livro. É tão real, mas tão real, que dá a sensação que poderia ter sido escrito por quase qualquer um. Quase qualquer um porque, pelo menos pra mim, a pessoa teria que ser genialmente desapegada. Sim, porque pra alguém escrever um livro desses em 1945, tem que ser pelo menos brilhante.

Além de real é simples. A história é basicamente todas as "merdas", "drogas" e "porras" que passam na cabeça de um adolescente revoltado sem causa, encontrando com pessoas "imbecis", "burras" e "hipócritas" em todos os lugares em que ele vai.

É fácil de ler, mas não é tão fácil assim entender a verdadeira ideia por detrás do livro. Holden Caufield, pra mim, poderia ser qualquer adolescente que tenha sido seu amigo e, até mesmo você, caso você se abrisse de uma forma totalmente espontânea, sem nenhum freio moral. É o tipo de gente que fala o que quer pra todo mundo e acaba com o nariz sangrando algumas vezes.

Holden é um imbecil e um gênio ao mesmo tempo, depende de como a gente encara.

Depois de ler o livro, eu também queria ser um apanhador num campo de centeio.

Indico mil vezes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário